Ampliação do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu fortalece o turismo e projeta o destino como referência global

Obras de modernização duplicam a capacidade do terminal e consolidam Foz do Iguaçu como um dos destinos mais estratégicos do Brasil para o turismo e o desenvolvimento regional

O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu deu mais um passo significativo para impulsionar o turismo e o desenvolvimento regional. Na última terça-feira (21), o terminal entregou oficialmente as obras de ampliação e modernização, um projeto de R$ 396 milhões que duplicou a capacidade de passageiros de 2 milhões para 4 milhões ao ano.

O evento contou com a presença de autoridades como o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior; o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri; o prefeito de Foz do Iguaçu, Joaquim Silva e Luna; além do presidente do Visit Iguassu, Jaime Mendes, e da diretora-executiva da instituição, Elaine Tenerello.

Durante a cerimônia de entrega, Miguel Setas, presidente do Grupo CCR, destacou a relevância do aeroporto para o turismo nacional e a responsabilidade da concessionária em operar essa infraestrutura. “Esse aeroporto é uma joia para nós. É gratificante ver as Cataratas do Iguaçu, uma das maiores maravilhas da natureza, aqui em Foz do Iguaçu. Isso traz à CCR uma grande responsabilidade, de operarmos esse aeroporto com profissionalismo e competência, para trazer todos os visitantes que querem desfrutar desta beleza natural”, disse.

As obras de modernização resultaram em um terminal ampliado em 5 mil m², uma nova área de check-in com mais de 30 balcões e esteira de bagagens automatizada, uma nova sala de embarque internacional conectada às aeronaves por pontes de embarque, a ampliação da sala de embarque doméstico em 700 m² e três novos pátios com capacidade para até 13 aeronaves da categoria C, as principais utilizadas na aviação comercial.

Outro destaque foi a valorização do trabalho conjunto com o setor turístico. O CEO da CCR Aeroportos, Fabio Russo, fez questão de enfatizar a parceria com o trade de Foz do Iguaçu, especialmente com o Visit Iguassu, desde que a empresa assumiu a administração do terminal em 2022.

“O Visit Iguassu é isso, é uma instituição que busca ser parceira e estar junto de pessoas, de empresas e atuar em conjunto com as instituições que formam a Gestão Integrada do Turismo, para fortalecer, cada vez mais, a promoção e o desenvolvimento do Destino Iguaçu”, reforçou Jaime Mendes, presidente do Visit Iguassu.

Foto: Kiko Sierich/ CCR Aeroportos

Para Jaime, a entrega das obras marca o início de um novo momento para o turismo em Foz do Iguaçu. “O aeroporto está preparado hoje para receber voos do mundo todo. Isso mostra que Foz Iguaçu, nosso destino, também vem ampliando ainda mais sua capacidade de incremento de visitantes internacionais. Começar 2025 com essa entrega tão positiva nos motiva ainda mais”, considerou.

Além do aeroporto, Jaime destacou outras obras e investimentos estruturantes que estão fortalecendo o turismo da região, como a duplicação da BR-469 (Rodovia das Cataratas) e a Perimetral Leste. O setor privado também avança com importantes iniciativas, como o AquaFoz, aquário em construção pelo Grupo Cataratas, com inauguração prevista para 2025, além de novos atrativos anunciados pela Urbia Cataratas, Parque das Aves e Eco Park Foz.

“Isso tudo faz com que nós, empresários e a nossa instituição, acreditemos ainda mais no futuro dessa cidade. O Destino Iguaçu está se consolidando como uma referência global em turismo e desenvolvimento sustentável”, concluiu Mendes.

Com as melhorias, o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu não só eleva a experiência dos passageiros, mas também atrai novas oportunidades de negócios, consolidando-se como uma das principais portas de entrada para um dos destinos mais visitados do Brasil.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts relacionados