Na semana passada a entidade apresentou aos seus associados o plano de trabalho para o próximo ano, com metas e ações para o setor de Eventos, Lazer e Comunicação
Na última semana, o Visit Iguassu apresentou em Assembleia Geral aos seus associados, o plano de ações para o ano 2023 que foi construído após ouvir os anseios dos associados durante reuniões setoriais ocorridas no mês de outubro. Em seu planejamento, foram previstas ações para mais do que dobrar a captação de eventos com relação ao último ano, além de atividades voltadas para a atração de visitantes de lazer dos mercados emissores nacionais e internacionais.
Como principal entidade privada de promoção turística de Foz do Iguaçu, o Visit Iguassu fechou 2022 com balanço positivo. Somente em eventos captados e apoiados diretamente pela entidade, estiveram no destino 46.080 pessoas. Turistas de negócios que renderam um impacto econômico superior a R$92 milhões de reais para a cidade, com mais de 110 mil room nights (diárias) geradas.
Os números representam uma conquista para o Destino Iguaçu de forma geral, uma vez que o setor movimenta os mais variados segmentos.
Para atingir as metas propostas para 2023 serão desenvolvidas atividades e ações em diversas esferas. Estão programadas 20 Visitas de Inspeção, trazendo clientes de eventos para Foz do Iguaçu. Representantes da entidade também farão visitas in-loco a empresas organizadoras de eventos e entidades promotoras de eventos em Assunção no Paraguai, Curitiba/PR, Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/ SP.
Os programas de famtours criados pelo Visit Iguassu para atender o segmento MICE – Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions, popularmente conhecido no Brasil como Turismo de Negócios e Eventos, serão mantidos na agenda de 2023, oportunizando que 60 clientes vivenciem o Destino Iguaçu como potencial sede dos seus eventos e concretizem negócios na cidade.
O plano prevê a participação em 49 ações de mercado voltadas para atração de eventos e 29 ações de mercados voltadas para atração do público de lazer.
Para Felipe Gonzalez, Presidente do Visit Iguassu, “a instituição tem como foco e papel principal realizar ações e desenvolver projetos que tragam resultados diretos aos seus 115 associados, que acreditam no associativismo e que investem junto para o alcance dos resultados. O compromisso da diretoria atual é manter uma instituição saudável financeiramente para que cumpra o papel de canalizar oportunidades, negócios e eventos para o Destino e que essas oportunidades sejam mensuráveis para todos os associados, num modelo democrático, transparente e diligente”.
Todo juntos
O plano de trabalho do Visit Iguassu traz ações que integram o plano da Gestão Integrada do Turismo de Foz do Iguaçu, que desde 2007 trabalha em conjunto entre COMTUR, Prefeitura/Secretaria de Turismo, Itaipu Binacional, Visit Iguassu, Sindhotéis e Fundo Iguaçu, unindo estratégias e ações, evidenciando a marca Foz do Iguaçu Destino do Mundo. A união entre as iniciativas públicas e privadas, somando esforços e orçamentos para realizar mais ações e atrair mais turistas para o Destino Iguaçu atinge o mundo todo e faz justiça quando as estatísticas de ingresso de visitantes nas Cataratas do Iguaçu comprovam anualmente que pessoas provenientes de mais de 160 países visitam as Cataratas, consolidando Foz do Iguaçu como o Destino do Mundo.
Parcerias estratégicas
Ações que se somam aos apoios às companhias aéreas e à promoção de novos voos para Foz do Iguaçu. O Visit Iguassu vem tratando de promover a sustentabilidade das novas rotas, sempre em conjunto com a CCR Aeroportos, concessionária do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu.
Uma das conquistas que se destaca é que em janeiro de 2023, através de uma captação conjunta entre CCR Aeroportos e Visit Iguassu, será realizada em Foz do Iguaçu a Conferência Nacional de Slots – IGU, que reunirá por 3 dias representantes das principais companhias aéreas que estarão negociando com os aeroportos do Brasil, a malha do ano 2023.
“A aproximação e parceria com a CCR Aeroportos começou antes mesmo de se instalarem em Foz. Para nós, a CCR é um importante player e como empresa privada tem como objetivo principal viabilizar o seu negócio, que vem de encontro com o nosso objetivo principal, atrair mais turistas para a nossa cidade e isso está diretamente ligado a ampliação da malha aérea”, comenta Elaine Tenerello, Diretora Executiva do Visit Iguassu.
Felipe Gonzalez finaliza ressaltando a relevância do cenário atual também com a nova concessão do Parque Nacional do Iguaçu, a Urbia+Cataratas, que trará mais desenvolvimento e oportunidades para a nossa região. “É preciso somar esforços e trabalhar em conjunto, pois o objetivo é o mesmo, atuar para o desenvolvimento sustentável do nosso Destino. Não podemos planejar Destino sem sentar à mesa com esses grandes players e unir esforços”, finaliza o presidente do Visit Iguassu.