Edição reuniu mais de 1.500 produtores nos dias 23 e 24 de outubro
Existe uma cadeia complexa de produção de carne suína no Brasil. Mais de um milhão de pessoas envolvidas, entre famílias, profissionais, cientistas, empresas, universidades, grandes agropecuárias, granjas de todos os portes. Gente que vai chegar ao fim do ano produzindo 5,5 milhões de toneladas e embarcando ao exterior perto de 1,3 milhão de toneladas. Recordes absolutos. Ao mesmo tempo, reina um personagem que dá todo sentido a essa atividade. Ama os animais, suporta revezes, enfrenta ciclos sem fim, mas não desiste de produzir proteína para brasileiros e cidadãos do mundo. O produtor. E ele foi o grande astro da edição que comemorou 22 anos de vida da PorkExpo, realizada nos dias 23 e 24 de outubro, em Foz do Iguaçu, no Paraná.
“Era o nosso grande objetivo reunir um número recorde de suinocultores. Trabalhamos forte nesse sentido neste ano. Caravanas de cooperativas, ônibus de produtores, grupos organizados. Foi um sucesso absoluto, comemorou Flavia Roppa, organizadora do evento.
Em uma edição inédita e inovadora, o evento promoveu experiências valiosas para profissionais, produtores e especialistas, oferecendo conteúdo diversificado e um ambiente de intercâmbio entre líderes do setor. Para um público total de mais de 2.100 pessoas nos dois dias.
A programação teve palestras técnicas, projeções econômicas e mesas-redondas com renomadas lideranças, onde foram discutidos os principais desafios e oportunidades no mercado global de suínos. Atração também foi o 2º Congresso Nacional Mulheres da Suinocultura, evento que destacou o crescente protagonismo feminino no setor, com palestras e painéis voltados para temas de liderança, empreendedorismo e sustentabilidade. Um espaço de troca de experiências entre mulheres atuantes, que inspirou novas gerações a se engajarem na suinocultura.
Com uma programação robusta, a PORKEXPO 2024 reafirmou sua posição como evento de referência no setor, contribuindo para o fortalecimento da suinocultura no Brasil e no mundo, destacando Foz do Iguaçu como um ponto central de conhecimento e inovação no agronegócio suinícola.
De acordo com Flávia Roppa, organizadora do Pork Expo, entre as razões para o evento ser realizado há 22 anos em Foz do Iguaçu, estão a localização da cidade, na fronteira com Paraguai e Argentina; e a proximidade com as principais cooperativas de suínos do país. “Recebemos inúmeros elogios por concentrarmos um número tão significativo de produtores de carne suína, donos de granjas, inclusive com caravanas dos maiores empreendedores do Paraguai e da Argentina, reforçando a força da Pork em vários países. Assim como visto pelos palestrantes convidados do Brasil inteiro, Canadá, França, China. Foi ótimo receber tantos elogios. Fizemos, certamente, a melhor PorkExpo da história”, valoriza.
Ela fez também menciona a importância do apoio do Visit Iguassu, pois “a instituição nos conecta com prestadores de serviços atuando como um agente facilitador”, destaca.
Evento fixo no calendário de Foz do Iguaçu, a próxima edição da Pork Expo será realizada nos dias 18 e 19 de março de 2026.