Parque Nacional do Iguaçu completa 85 anos

Movimentos para a criação do Parque começaram quase 10 anos antes.

Créditos: Jean Pavão

Há 85 anos, em 10 de janeiro de 1939, o presidente Getúlio Vargas assinava o Decreto 1.035, estabelecendo a criação do Parque Nacional do Iguaçu. O propósito dessa Unidade de Conservação era preservar, em seu estado natural, as florestas do Oeste do Paraná. Essa medida desejava proporcionar às futuras gerações a oportunidade de compreender a exuberância da floresta, que as gerações passadas haviam desfrutado.

Algumas datas são importantes até chegar ao Decreto 1.035 de 10 de janeiro de 1039.

Com o iminente encerramento da Colônia Militar do Iguaçu (CMI) nos primeiros anos de 1900, a região onde se encontram as Cataratas foi concedida a um colono oficialmente espanhol, devidamente registrado na CMI com o nome de Jesus Val.

Em 1916, Santos Dumont, o patrono da aviação, visitou as Cataratas e constatou que a área era de propriedade privada. Após sua visita ao presidente do Paraná, Affonso Camargo, no mesmo ano, foi promulgado o Decreto 460 de 1916, assinado pelo presidente, que efetuou a desapropriação dos 1.008 hectares de terras pertencentes a Jesus Val, formalizando a criação, no papel, de um Parque Estadual.

Em 1931, durante o governo de Getúlio Vargas, o governo interventor do Paraná percebeu que as extensas florestas do Oeste do Paraná estavam ameaçadas de extinção devido ao curso dos acontecimentos. O marco crucial seguinte para a história do futuro Parque Nacional foi o Decreto 2.152, assinado pelo governador interventor General Mário Tourinho. Esse decreto designou uma área de 33.609.040 metros quadrados para a criação do Parque Nacional. Esses 33,6 mil hectares adicionais foram somados aos 10.890 metros quadrados (1.008 hectares) previamente concedidos a Jesus Val pela Colônia Militar. Duas intervenções posteriores ampliaram a área atual do Parque Nacional do Iguaçu para cerca de 180 mil hectares.

Desde a sua inauguração em 1939, o Parque Nacional tem dedicado-se integralmente à preservação dos aspectos naturais da floresta e das características paisagísticas e faunísticas das Cataratas do Iguaçu, assegurando que as maravilhas sejam transmitidas às gerações futuras, incluindo a nossa. Vale ressaltar o reconhecimento pela UNESCO, em 1986, ao designar o PNI como Patrimônio Mundial Natural.

Neste dia 10, o Parque recebe visitantes de todo o mundo com o convite a lembrar esta trajetória que por pouco teria tido uma história diferente.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts relacionados