Instituto de Promoção Turística cria ambiente oportuno de negócios para as 115 empresas associadas
Foz do Iguaçu está entre as cidades do País que mais recebem turistas brasileiros e estrangeiros e esse protagonismo do Destino Iguaçu é resultado de um trabalho da união de esforços das iniciativas pública e privada, desenvolvido pelas instituições que compõem Gestão Integrada do Turismo, da qual faz parte o Visit Iguassu. O Instituto de Promoção Turística do Iguaçu é uma entidade sem fins lucrativos, mantida e formada 100% pela iniciativa privada ao congregar empresas de Foz do Iguaçu, Ciudad del Este, no Paraguai, e Puerto Iguazú, na Argentina, que busca ampliar o volume de negócios por meio da atividade turística. Focada no marketing e promoção turística para atrair mais visitantes de lazer, negócios e eventos, possui a missão de desenvolver de forma estratégica, e sustentável, o turismo do Destino Iguaçu.
Oportunidades de negócios para associados
É no formato associativo que a entidade, com mais de 16 anos de existência, cumpre seus objetivos estatutários com responsabilidade, profissionalismo e transparência. A relevância frente ao setor é porque o Visit Iguassu busca soluções de forma conjunta para gerar novas demandas e oportunidades de negócios e eventos para empresas associadas que entregam produtos e serviços turísticos. Entre as categorias estão hotéis, atrativos turísticos, gastronomia, empresas de serviços para eventos, agências de viagens e comércio, entre outras. “Ao filiar-se, a empresa passa a ser associada a uma categoria específica, contribuindo com um valor de mensalidade, tendo como contrapartida um hall de benefícios que contribuem para a divulgação do produto ou serviço associado para os clientes do Destino”, explica Simone Gogemski, da Assessoria Estratégica de Projetos.
Já os hotéis associados repassam o valor correspondente a arrecadação da taxa de turismo, contribuição feita pelos hóspedes, prática utilizada em centenas de cidades em todo o mundo que possuem uma associação no mesmo formato do Visit Iguassu, que é o Convention Bureau da cidade. Toda a arrecadação é utilizada pelo Visit Iguassu para criar ambientes que oportunizem negócios entre clientes do Destino Iguaçu e empresas associadas, visando o crescimento geral de toda a cadeia produtiva do turismo através da realização de ações de promoção que geram o incremento do fluxo de visitantes para a nossa região. Atualmente são 115 empresas associadas.
Agenda intensa em 2024
“Temos credibilidade e somos bem conectados, alinhados ao planejamento da Gestão Integrada do Turismo. Trabalhando juntos, conseguimos garantir negócios e fomentar a imagem do Destino Iguaçu como um destino vibrante, acolhedor e perfeito para a realização de eventos e viagens de lazer”, pontua o presidente do Visit Iguassu, Jaime Mendes.
O ano de 2024 tem sido marcado por uma intensa agenda de ações como a participação em feiras nacionais e internacionais de turismo; mobilização pela manutenção do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse); realização de workshops para agentes de viagens no Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Nordeste; e o lançamento de campanhas com a RPC e portal de notícias G1, para impulsionar o período da baixa temporada. Segundo Jaime, a colaboração e apoio dos associados é essencial para o fortalecimento do Visit, considerado um dos Convention & Visitors Bureau mais atuantes do país.
De janeiro até agora foram sete eventos captados, com total de 6.100 participantes; 14 eventos em processo de captação, com 15.380 participantes previstos; oito eventos apoiados, em torno de 2.950 participantes; sete visitas técnicas realizadas e um famtour de imersão do destino para 13 representantes de organizadores de eventos. Para potencializar a divulgação e promoção do Destino, até o momento, o Visit Iguassu apoiou 14 ações com influenciadores e 15 com a imprensa.
Nesse período, o Visit Iguassu coordenou, através da Gestão Integrada do turismo, alguns passos estratégicos para aumentar a presença do Destino Iguaçu nos Estados Unidos com o retorno ao quadro de associados da USTOA (Associação de Operadoras de Turismo dos Estados Unidos) e a contratação da Global Vision Access, empresa de representação de Destinos, que tem a missão de ampliar significativamente a visibilidade e o alcance de Foz do Iguaçu nos EUA e Canadá com ações direcionadas tanto para o trade quanto para a mídia. “Tudo isso somado é bastante significativo e irá trazer resultados positivos para o Destino Iguaçu e gerar negócios para as empresas associadas”, concluiu o presidente.