Sustentabilidade, empoderamento comunitário e turismo em harmonia em Foz do Iguaçu
O Visit Iguassu renovou pelo terceiro ano consecutivo sua parceria com o Projeto Onças do Iguaçu, reafirmando o compromisso com a preservação da biodiversidade e o fortalecimento do turismo sustentável. O anúncio ocorreu durante as celebrações do Dia Internacional da Onça-Pintada, em 29 de novembro, data que mobilizou diversas ações em Foz do Iguaçu e no Parque Nacional do Iguaçu.
O Projeto Onças do Iguaçu, criado em 2018, é reconhecido por seus esforços em monitoramento, pesquisa e educação ambiental voltados para a proteção da onça-pintada, o maior felino das Américas. A coordenadora-executiva da ONG, Yara Barros, costuma dizer que conservação é uma operação de guerra. “Você precisa de muitos parceiros se unindo, e o Visit Iguassu é um super parceiro ao ajudar a levar a onça para o coração das pessoas. Transformar o medo em encantamento é essencial para preservarmos essa espécie tão simbólica”, afirma.
A parceria também foi celebrada pela atriz Cristiana Oliveira, embaixadora da Onça-Pintada no Brasil e madrinha do Onças do Iguaçu. “É emocionante ver o turismo apoiando um projeto tão grandioso. O Parque Nacional do Iguaçu, as onças e o turismo coexistem de maneira harmônica, provando que a preservação e o desenvolvimento econômico podem caminhar juntos”, valoriza.
Investimentos significativos
Durante as comemorações do Dia Internacional da Onça-Pintada, a concessionária Urbia Cataratas e o ICMBio anunciaram um investimento de R$ 3,9 milhões no projeto, reforçando ações de conservação, pesquisa e engajamento. Esse apoio complementa iniciativas como a comercialização de produtos temáticos, como a cerveja Jaguareté e itens vendidos nas lojas do parque, que destinam parte da renda à ONG.
Segundo José Ulisses, chefe do Parque Nacional do Iguaçu, “o sucesso da visitação no parque tem gerado recursos que agora serão aplicados para levar o Projeto Onças do Iguaçu a um novo patamar.”
Celebração e conscientização
As comemorações do Dia Internacional da Onça-Pintada incluíram atividades como grafites temáticos do artista Igor Izy na Toca da Onça e na Feirinha da JK, um coquetel no Hotel das Cataratas e a Festa da Onça, que reuniu parceiros do projeto para celebrar o trabalho realizado ao longo do ano.
O Visit Iguassu acompanhou de perto as celebrações, evidenciando sua missão de conectar iniciativas de preservação ambiental ao fortalecimento do turismo no Destino Iguaçu.
“Nosso papel, como instituto de promoção turística, é apoiar iniciativas que aliam turismo e sustentabilidade. A parceria com o Projeto Onças do Iguaçu nos enche de orgulho, pois reflete um compromisso coletivo com a preservação de um ícone da fauna brasileira e a promoção do Destino Iguaçu como referência mundial em turismo sustentável,” afirmou Elaine Tenerello, diretora-executiva do Visit Iguassu.
Crocheteiras da Onça e amigurumis
Uma das iniciativas de destaque do Projeto Onças do Iguaçu é o “Crocheteiras da Onça”, que empodera mulheres das comunidades no entorno do Parque Nacional do Iguaçu. Atualmente 18 mulheres produzem amigurumis – pequenos bonecos feitos de crochê – representando a onça-pintada e outras espécies locais.
O Visit Iguassu reforça o apoio ao projeto adquirindo esses amigurumis como brindes para ações promovidas pelos setores de Eventos e Visitors. Essa iniciativa não apenas gera renda para as participantes, mas também promove a conscientização sobre a preservação da biodiversidade do Parque Nacional do Iguaçu.
“Com esta parceria renovada, o Visit Iguassu reafirma sua contribuição para a preservação do símbolo do Parque Nacional do Iguaçu, promovendo um modelo de turismo que valoriza o equilíbrio entre natureza e desenvolvimento”, completou Elaine.