Alemanha, Panamá, Estados Unidos e Canadá, são foco promocional em busca de mais visitantes estrangeiros e eventos para Foz do Iguaçu
O Destino Iguaçu intensifica ações internacionais em busca de um melhor fluxo de visitantes estrangeiros. Com a retomada gradativa dos voos internacionais para o Brasil, ações de promoção e marketing retornam com força total.
Já em maio, a IMEX Frankfurt, foi o primeiro grande evento no exterior. Agora, o Destino participa da FIEXPO, principal feira do segmento MICE da América Latina, que acontece no Panamá e, posteriormente, de um Road Show organizado pela EMBRATUR nos Estados Unidos e Canadá.
Historicamente, Foz do Iguaçu é a terceira cidade brasileira que mais recebe visitantes estrangeiros. Para se ter uma ideia, em 2019, último ano antes da pandemia, dos mais de 2 milhões de visitantes que estiveram nas Cataratas do Iguaçu, principal atrativo local, mais de 40% foram estrangeiros. Com a pandemia, o impacto foi gigantesco, segundo os dados da Organização Mundial de Turismo, de 2019 para 2020 a queda ultrapassou os 70% do número de visitantes provenientes de outros países.
Com a retomada, ainda que de forma gradativa dos voos internacionais, esses mercados precisam ser incentivados a retornar com a Terra das Cataratas em suas prateleiras. Para isso, a estratégia é impulsionar ações no mercado internacional.
O start foi na Alemanha, atuando em uma das feiras mais importante para a indústria MICE. A IMEX Frankfurt, reuniu mais de 4 mil hosted buyers provenientes de 84 países, principalmente da Europa, Ásia e América do Norte.
Como coexpositor no estande da EMBRATUR, “Foz do Iguaçu teve ampla agenda de reuniões onde foram identificadas oportunidades de negócios. Além disso, foram realizadas três capacitações para aproximadamente 30 representantes de organizadoras de eventos e agências de incentivo do Oriente Médio, Ásia e Europa”, comenta Eduardo Prinz (foto abaixo), que participou da IMEX como representante do Visit Iguassu.
No Panamá
Essa semana, a equipe técnica do Visit Iguassu tem sua atuação voltada para a FIEXPO, principal feira do segmento MICE da América Latina. Famosa por gerar um ambiente e fórum político da indústria MICE, a feira oportuniza ambientes de capacitação, networking e uma agenda de negócios.
A edição de 2022, conta com a participação da EMBRATUR com um estande exclusivamente brasileiro, onde o Visit Iguassu possui mesa de trabalho. Com estilo de atendimentos agendados, durante os 3 dias de evento, a equipe iguaçuense já partiu com agenda pré-estabelecida com mais de 40 atendimentos. Além disso, haverá dois dias de capacitações, reuniões externas e ações de qualificação de Destinos.
“Preparamos uma verdadeira força de trabalho para atender a programação extensa que o evento contempla. Com dois profissionais se dividindo e aproveitando todas as oportunidades dos eventos paralelos e realizando atendimentos simultâneos para maximizar a participação do Destino Iguaçu”, comenta a Diretora Executiva do Visit Iguassu, Elaine Tenerello, presente na Fiexpo, juntamente com o representante do setor de Eventos da entidade, Eduardo Prinz.
A executiva aponta a importância de ações em conjunto, “o mercado internacional precisa ser alimentado com informações atualizadas sobre o Destino Brasil. Para isso, a melhor estratégia é estar onde há força de promoção da EMBRATUR e de forma conjunta otimizar recursos e ampliar as oportunidades de captação de eventos internacionais e promoção do Destino Iguaçu junto aos players do mercado de lazer”.
Elaine ainda cita como exemplo a ação paralela a Fiexpo, organizada pela Embratur. “Foz do Iguaçu e mais 4 destinos turísticos brasileiros, estarão em um café da manhã no dia 15, no Hotel RIU Plaza Panamá. O Visit Iguassu terá um espaço de capacitação para os Hosted Buyers convidados”.
A importância das ações
Estar presente em ações internacionais abre um leque de possibilidades. Para o presidente do Visit Iguassu, Felipe Gonzalez, “temos um longo caminho a percorrer, e focar em ações estratégicas é de suma importância para o turismo do Destino Iguaçu. Aos poucos, o turista estrangeiro voltará a fazer parte da rotina de nossos atrativos. Mas o mercado mundial compete por esse visitante e para termos sucesso precisamos estar cada vez mais presentes e de forma organizada. Assim, vamos em breve consolidar a nossa marca como Destino do Mundo”.
Como forma de potencializar essas participações, em todas as ações acontecem reuniões estratégicas com representantes de companhias aéreas, operadores e imprensa. Esse movimento busca garantir maior efetividade na atuação do Destino nesses mercados.
“O papel do Visit Iguassu, além de cumprir uma vasta agenda de trabalho nesses mercados, é oportunizar negócios e eventos para o Destino gerando negócios para o hall de empresas associadas nos seus mais diversos segmentos. Atualizar o portfólio do Destino Iguaçu para o público de lazer e para os profissionais de eventos, garantindo que a informação seja atualizada e demonstrando a capacidade e a qualidade da oferta instalada contribui para a efetiva retomada do turismo em Foz do Iguaçu e região trinacional”, avalia Gonzalez.
Do Panamá para o mercado norte americano
Assim que finalizar a participação na Fiexpo, Eduardo Prinz seguirá do Panamá para os Estados Unidos e Canadá, onde participa de um Road Show organizado e viabilizado pela EMBRATUR.
O Roadshow Experience – etapa América do Norte, acontece de 21 e 30 de junho e passará pelas cidades de Toronto, Chicago, Nova Iorque, Miami e Los Angeles. “São mercados extremamente importantes para o turismo brasileiro. E para Foz do Iguaçu isso não é diferente. Unimos forças entre os destinos Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu e pretendemos recuperar esses mercados através de ações estratégicas e focadas em resultados a curto e médio prazos”, comenta Felipe Gonzalez.
Texto: Assessoria Visit Iguassu – Rodrigo Mattjie