O Templo Budista de Foz do Iguaçu

Neste texto, vamos conhecer um pouco mais sobre um dos inúmeros atrativos da nossa cidade, o Templo Budista Chen Tien de Foz do Iguaçu.

Para começarmos, é importante saber que o templo foi construído por comunidades chinesas que vivem em nossa região. Ele foi inaugurado em 1996 e oferece uma oportunidade de ter uma ideia do que é o Budismo. Na propriedade, você verá estátuas que representam a visão de mundo do Budismo da Terra Pura, parte da Escola Mahayana.

Edifício do Templo Budista de Foz do Iguaçu

Para entender melhor sobre a estrutura, listamos algumas curiosidades sobre o local:

A primeira é sobre as grandes estátuas dispostas nos jardins do Templo Budista de Foz do Iguaçu, que representam três Budas, quatro bodisatvas, quatro Reis Celestiais, duas crianças que atingiram a iluminação e vários leões protetores. O foco do Budismo é a iluminação. Todos os seres humanos estão em busca da iluminação. Um Buda é um ser que atingiu a iluminação. Um ser totalmente iluminado.

Os três budas

No local, você poderá conferir as imagens do Buda Mi Lè Pu Sa ou Buda Maitreya. É a principal estátua, facilmente identificada como o Buda Sorridente. Ele é chamado também de o Buda do Futuro, cuja vinda é esperada.

Buda Maitreya do Templo Budista de Foz do Iguaçu

Próximo ao edifício do Templo, uma estátua que chama a atenção é a do Buda Sakyamuni, que aparece deitado sobre um lado, em estado profundo de meditação. Esta imagem é a representação do Buda Histórico, o fundador do Budismo nesta era, isto é, a cerca de 2.500 anos.

Buda Sakyamuni do Templo Budista de Foz do Iguaçu

O terceiro Buda é representado no Templo, pela imagem do Buda Amituofo (Chinês) Amitaba ou Amida, o Buda Celestial. Ele é o mais alto na hierarquia da iluminação.

Buda Amituofo do Templo Budista de Foz do Iguaçu

Os quatro Bodsativas

A segunda curiosidade é sobre os bodsatvas (Bodhisattvas), que estão um degrau abaixo da iluminação. Há quem diga que toda pessoa em busca da iluminação é um candidato a bodisatva. Os bodisatvas, representados no Templo Budista de Foz do Iguaçu, são: Kwan Yin (nome chinês) ou Avaloktesvara, (nome em sânscrito). Há duas estátuas desse bodisatva. A Kwan Yin de Três Rostos e a Kwan Yin, sozinha. A qualidade de Kwan Yin é a Compaixão. Sentado sobre um elefante, está o bodisatva Puxian, nome chinês, ou Samantabhadra, nome sânscrito. A qualidade dele é o Grande Amor e Perfeita Atividade.

Sentado sobre um dragão está o Bodisatva Wenshu, nome chinês, ou Manjushiri (sânscrito), um bodsatva muito querido e conhecido como sendo o Bodisatva da Grande Sabedoria. Por fim, mas não o menos admirado, vem o Bodisatva Dizang, nome chinês, ou Ksitagharba, nome sânscrito. Ele é venerado como sendo o Bodisatva do Grande Voto. Como bodisatva, ele tinha o caminho aberto para prosseguir em sua jornada para ser Buda. Mas ele jurou que não aceitaria ser um Buda enquanto na terra existisse uma única alma sem o benefício da iluminação e ainda sujeita ao sofrimento.

O quatro Reis Celestiais

A terceira curiosidade é que ao redor, protegendo o Buda Sorridente Mi Lè Pu Sà, estão os Quatro Reis Celestiais, cada um protegendo uma direção. Cada Rei Celestial, com seu instrumento, protege o ambiente de energias específicas. O Rei Vaisravana rege e protege a direção Norte. Seu instrumento é um guarda-chuva com o qual afugenta a ignorância que parece chover sobre a terra. O Rei Virudhaka, rege e protege a direção Sul. Ele tem em mãos uma espada afiada, usada para cortar a ignorância. O Rei Dhatarasta, rege e protege a direção Leste. Segura em suas mãos uma instrumento musical. O instrumento simboliza a harmonia. As cordas dele devem estar equilibradas. Nem frouxas, nem apertadas demais. O Rei Virapaksa, rege e protege a direção Oeste. Segura em uma das mãos um dragão-serpente. O dragão representa força e a serpente é vista como símbolo da adaptabilidade.

As duas Crianças Iluminadas

A quarta curiosidade é sobre a menina iluminada Long Nü que foi discípula do Bodisátva Manjushiri, aquele da Grande Sabedoria. A menina foi filha do Rei dos Nagas. O menino Shan Cai Tong Zi teve 53 mestres em sua infância. Considerando que cada discípulo necessita décadas com um mestre, pode-se apreciar a sabedoria do menino iluminado Shan Cai Tong Zi.

A quinta curiosidade é que na praça principal do Templo, há uma série de 108 estatuas que representam o Buda Amitaba. Pode-se dizer que Amitaba ou Amituofo é o “padroeiro” do Templo Chen Tien, que pertence ao ramo Terra Pura do Budismo Mahayana. O mantra oficial do templo é: Namo Amituofo (em chinês) Namo Amidabutsu (japonês) Om Amithaba Hri (sânscrito).

Uma placa próxima à maior imagem do Templo, o Buda Amitaba, há a afirmação, sobre a recitação do mantra Namo Amituofo: “Ao recitá-lo vai eliminar aflições e sofrimento e trazer saúde, longevidade, riqueza, harmonia”.

Estátuas amarelas que representam o Buda Amitaba do Templo Budista de Foz do Iguaçu

O nobre Caminho Óctuplo

A sexta curiosidade é que a oportunidade de conhecer algo mais sobre o Budismo começa no estacionamento do Templo. Portanto, observe uma série de tubos de cimentos, usados para delimitação de espaços. Eles apresentam o que os budistas chamam de o Nobre Caminho de Oito Vias ou o Nobre Caminho Óctuplo. As oito vias do Nobre Caminho são: 1) Compreensão Correta; 2) Pensamento Correto; 3) Linguagem Correta; 4) Ação Correta; 5) Modo de vida Correto; 6) Esforço Correto; 7) Atenção Correta; 8) Concentração Correta.

Assistam ao Vlog sobre o Templo Budista em nosso canal do YouTube.

Saiba quando e como conhecer o Templo Budista:

Horário de Funcionamento do Templo Budista de Foz do Iguaçu

Aberto de Terça a Domingo, das 9h30 às 16h30.

A entrada é gratuita.

Endereço: R. Dr. Josivalter Vila Nova, 99 – Jardim California, Foz do Iguaçu – PR, 85867-504

Contato: (45) 3524-5566

Escrito por Jackson Lima | Produtor de Conteúdo

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts relacionados