Instituição faz retrospectiva das ações realizadas ao longo de 2023
Na contagem regressiva para a virada do ano, o Visit Iguassu apresenta seu balanço de 2023 e as expectativas para o próximo ano. Os dados mostram que o Instituto fecha o ano com um total de 110 empresas associadas, de Foz do Iguaçu (Brasil), Puerto Iguazú (Argentina) e Ciudad del Este (Paraguai). São eles que mantém a instituição, sem fins lucrativos e apartidária, que tem a missão de estimular e incentivar o fluxo e a permanência de turistas e também atrair a realização de congressos e eventos – nacionais e internacionais – científicos, culturais, técnicos e esportivos.
O presidente do Visit Iguassu, Felipe Gonzalez, que conduziu a entidade nas duas últimas gestões 2022-2023 e 2020-2021, lembra que “Foi um ano intenso e, felizmente, conseguimos realizar tudo que estava no plano estratégico. Só temos a agradecer todos os resultados e conquistas que só foram possíveis com o apoio e trabalho de nossos associados, parceiros e também da equipe técnica que conduz as atividades no dia a dia. Mesmo diante de desafios, juntos aprendemos, ensinamos e fomos mais longe”, enaltece Felipe.
Na avaliação do presidente, o ano de 2023 fica marcado pela retomada real do setor no Destino Iguaçu. Com muita criatividade ampliamos o leque de iniciativas, reforçamos nossa presença nos mercados estratégicos”, avalia o presidente do Visit Iguassu, Felipe Gonzalez.
Retrospectiva
Visitors/Lazer
Ao todo, o setor de visitors, responsável pelo segmento de lazer, realizou 41 ações de mercado para promoção do Destino Iguaçu e capacitou aproximadamente 2,5 mil agentes de viagens e operadores de turismo, sendo 500 em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, em cidades como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São José dos Campos, Campinas e países da América do Sul e Europa. Destaque para a participação em nove feiras internacionais, sete feiras nacionais, 15 workshops internacionais, seis workshops nacionais e sete famtours. A aproximação de membros do trade turístico regional com os mercados nacional e internacional propiciou contatos comerciais e a apresentação do Destino Iguaçu para profissionais que receberam capacitação sobre os atrativos.
Eventos
O setor de eventos comemora a captação e apoio a 23 eventos e ainda a captação de 15 novos eventos que serão realizados até 2027. Ao longo deste ano, o instituto participou de cinco feiras pela Europa e Américas, nove feiras nacionais e também recebeu organizadores de eventos e gestores de entidades em 15 visitas técnicas. Para fomentar mais negócios junto ao segmento reuniões, congressos, eventos corporativos e incentivos de diferentes formatos, o Visit Iguassu promoveu a 4ª edição do Iguassu Meeting Planners Experience (IMPE) e a 3ª edição do Iguassu Corporate Experience (ICE), eventos próprios, criados pela instituição com objetivo de apresentar as potencialidades do Destino Iguaçu aos clientes organizadores de eventos e do mercado corporativo.
Comunicação e Marketing
Ao longo do ano, o setor de Comunicação e Marketing concentrou esforços na produção de conteúdo sobre o Destino, investiu em marketing digital e desenvolveu campanhas publicitárias em mercados estratégicos onde foram realizados workshops aos agentes de viagens e operadores de turismo justamente para potencializar o trabalho. Em Assunção, por exemplo, ônibus do transporte coletivo circulam com imagens de atrativos do Destino Iguaçu.
Press trips
Para mostrar Foz do Iguaçu e suas belezas, o Visit Iguassu realizou 22 press trips, com o projeto Influencer Experience em 2023. Participaram das ações jornalistas, atores e influenciadores. Nomes como Taís Araújo, Lázaro Ramos, Cristiana Oliveira, Cacá Filippini e Lucas Cunha foram convidados para conhecer os principais atrativos da tríplice fronteira. Por meio dessas ações, os profissionais produzem conteúdo informativo e ao mesmo tempo promovem as atratividades mundo afora, despertando a curiosidade das pessoas em conhecer o destino.
15 anos
Em 2023, o Visit Iguassu completou o ciclo das comemorações de 15 anos com a formatação jurídica de Instituto de Promoção Turística, reafirmando sua missão junto aos seus associados de desenvolver de forma estratégica o turismo de Foz do Iguaçu. Nesse período a instituição foi responsável pela captação e apoio direto de 600 eventos e que, juntos, trouxeram mais de 500 mil participantes injetando cerca de R$ 2 bilhões na economia da região. Como parte das comemorações, a instituição lançou um selo comemorativo e uma landing page em seu site para resgatar a sua trajetória e valorizar as empresas que fazem parte da associação. A timeline destaca a evolução da atividade turístico de Foz do Iguaçu e o seu papel para desenvolvimento do turismo local. Para acessar, basta clicar neste link.
Moção de aplauso na Câmara Municipal
Em maio, o Visit Iguassu recebeu moção de aplauso na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu. A honraria foi proposta pelo Vereador Adnan El Sayed (PSD) em reconhecimento ao trabalho e dedicação aplicados na divulgação turística e pelo serviço prestado à comunidade iguaçuense.
Programa Eliana
2023 foi o ano que marcou a passagem da apresentadora Eliana Michaelichen por Foz do Iguaçu. O especial sobre o Destino foi realizado através da captação e iniciativa do setor de Comunicação e Marketing do Visit Iguassu. O Progama exibido em junho no SBT, foi campeão de audiência. Historicamente, essa foi a produção com maior tempo de exibição ininterrupta em TV aberta sobre o Destino Iguaçu; 32 empresas associadas ao Visit Iguassu foram impactadas diretamente com a cobertura e o alcance foi de aproximadamente 20 milhões de pessoas, gerando um retorno de mídia de R$ 124 milhões de reais. O programa especial de Foz do Iguaçu será reexibido no SBT no dia 07 de janeiro de 2024.
Relacionamento com os associados
Como forma de nutrir o associativismo o Visit Iguassu realizou no mês de outubro uma série de reuniões setoriais com seus associados para pautar as ações de 2024. O modelo de encontro utilizado pela instituição tem apresentado resultados significativos por ser um balizador do plano estratégico a ser executado no próximo ano, deixando o processo mais democrático, participativo e, principalmente, atendendo às expectativas das empresas que fazem parte da rede de associados.
A diretora-executiva, Elaine Tenerello, enfatiza que ouvir os associados passou a ser imprescindível para o Visit Iguassu, pois “são eles que recebem e entregam serviços demandados pelo mercado, tanto de lazer quanto de eventos”. Segundo ela, é importante ouvir os mantenedores para entender como o Visit Iguassu pode contribuir e gerar mais valor para as empresas associadas, por outro lado, é essencial que os associados, assim como membros dos Conselhos entendam o papel do Instituto e as ações desenvolvidas para promover o Destino Iguaçu.
Boletins de oportunidades
O Visit Iguassu é uma instituição voltada à geração de negócios e que é mantida 100% pela iniciativa privada. Para promover o Destino como um lugar de visita e com estrutura para o turismo de negócios, em 2023, foram enviados 47 Boletins de Oportunidades para as empresas associadas. Essa é considerada uma ferramenta estratégica que pode ser utilizada pelo membro do Visit Iguassu para oferecer serviços e fechar contratos efetivos ao atender congressos, convenções e simpósios.
O presidente Felipe Gonzalez agradece o apoio de todos os associados e conselheiros que se fizeram presentes nos últimos quatro anos de gestão da instituição. Ele reitera que as parcerias estratégicas realizadas no ambiente da composição da Gestão Integrada do Turismo, que apresenta a união de esforços entre a iniciativa pública e privada, são fundamentais para que o turismo continue se desenvolvendo e gerando mais oportunidades para o Destino. “Agradeço também à equipe executiva que, brilhantemente, elevou os padrões do Destino ao cumprir uma agenda intensa de trabalho e sempre mantendo a escuta ativa aos associados e ao mercado”, frisou.
Felipe finaliza desejando que a próxima gestão eleita para o biênio 2024-2025, e que tem Jaime Mendes como presidente, tenha sucesso e informa que continuará contribuindo com o Visit Iguassu como diretor de relacionamento. “A renovação dos conselhos eleitos é de extrema importância para dar ainda mais fluxo para as ações e fortalecer o objeto social da Instituição”, concluiu.