Essa conquista demonstra o compromisso da cidade em preservar o meio ambiente e promover o bem-estar das comunidades locais.
Um recente levantamento realizado pela renomada plataforma de viagens Booking.com apontou Foz do Iguaçu, no Paraná, como o destino mais sustentável do Brasil. Esta distinção faz parte da lista global de destinos comprometidos com a sustentabilidade, selecionados com base na quantidade de propriedades certificadas pelo selo do Programa Viagens Sustentáveis, criado pela Booking.com para ajudar os viajantes a identificarem acomodações que buscam minimizar o impacto da atividade turística no meio ambiente.
O Programa de Viagens Sustentáveis foi lançado em novembro de 2021 e, desde então, diversas propriedades em Foz do Iguaçu se destacaram por suas práticas eco conscientes, representando cerca de 25% de todas as propriedades que operam com a Booking.com. Essa conquista demonstra o compromisso da cidade em preservar o meio ambiente e promover o bem-estar das comunidades locais.
Enquanto Instituto de Promoção Turística do Iguaçu, o Visit Iguassu trabalha justamente na divulgação e consolidação da marca Foz do Iguaçu Destino do Mundo. “Nosso principal foco é promover e divulgar o nosso destino turístico visando o incremento sustentável do fluxo de visitantes” explica Elaine Tenerello, diretora executiva do Visit Iguassu.
A cidade iguaçuense é a primeira no ranking brasileiro em sustentabilidade nas suas atividades e oferta de hospedagem. Depois de Foz do Iguaçu, aparecem na lista os seguintes destinos: Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), São Paulo (SP), Ubatuba (SP), Porto de Galinhas (PE), Búzios (RJ), Gramado (RS), Guarujá (SP) e João Pessoa (PB).
Já no ranking global: Foz do Iguaçu (Brasil), Merano (Itália), Tainan (Taiwan), Santa Marta (Colômbia), Stellenbosch (África do Sul), Charlotte (Estados Unidos), Hanmer Springs (Nova Zelândia), Munique (Alemanha), Nusa Penida (Indonésia) e Salzburg (Áustria).
Luiz Cegato, Gerente de Comunicação da Booking.com para a América Latina, enfatiza a importância do turismo sustentável: “Viajar de maneira sustentável significa minimizar o impacto atual e futuro no meio ambiente das culturas locais e das economias”. Cegato conclui dizendo ainda que isso inclui opções de viagem mais ecologicamente corretas, a preservação da vida selvagem e dos hábitos naturais, evitar destinos superlotados e garantir que o impacto econômico da indústria seja distribuído de forma equitativa entre todos os níveis da sociedade.
Além da lista de destinos, a Booking também divulgou uma pesquisa que revelou a importância crescente do turismo sustentável para os brasileiros. Nove em cada dez turistas brasileiros afirmam que viajar de forma mais sustentável é importante para eles. No entanto, a pesquisa também identificou obstáculos, como informações limitadas sobre opções sustentáveis e falta de alternativas em alguns locais.
A iniciativa do Programa Viagens Sustentáveis visa reconhecer os esforços da indústria hoteleira que já adotam práticas sustentáveis, mas que muitas vezes não eram visíveis para os viajantes. A adoção do selo nas acomodações permite que os visitantes façam escolhas conscientes e valorizem os estabelecimentos comprometidos com o meio ambiente.