Empresas e profissionais discutem captação de eventos associativos em workshop

Treinamento promovido pelo Iguassu CVB, com apoio do Sebrae PR, busca profissionalizar segmento

O turismo de negócios e eventos gera utilização de serviços e consumo de produtos de uma cadeia produtiva que envolve dezenas de setores, além de emprego, renda, arrecadação de impostos, inovação e conhecimento, no entanto, o processo de captação exige conhecimento e planejamento. O tema foi debatido durante a segunda edição do workshop de Formação de Captadores de Eventos Associativos promovido pelo Iguassu Convention & Visitors Bureau (ICVB) e Sebrae PR.

O workshop foi ministrado pela consultora em Turismo de Negócios e Eventos, Vaniza Schuler. Com mais de 27 anos de atuação no mercado nacional e internacional, Vaniza tem passagem pela Embratur, Secretaria Estadual do Turismo do Rio Grande do Sul e pelos Conventions Bureaux de Curitiba e Porto Alegre. Segundo ela, o processo de captação de eventos é bem complexo e é preciso que as pessoas exercitem isso. Ao capacitar o maior número de empresas possível, junto com o Convention, elas possam atrair mais eventos, ou seja, quanto mais gente candidatar o destino, maiores possibilidades de êxito.

Entre os aspectos positivos do Destino Iguaçu apontados por Vaniza estão as Cataratas do Iguaçu como um atrativo de excelência; a fronteira com o Paraguai e Argentina que oferece um conjunto de atrativos e eleva o potencial para que os eventos realizados aqui sejam internacionais. Outro ponto forte é a estrutura de resorts com centros de exposições para eventos. “A estrutura de eventos existente hoje em Foz do Iguaçu é uma das melhores do Brasil”, elogia

Avaliações – O workshop superou as expectativas de Mariana Ritchie, da Fundação Parque Tecnológico Itaipu. “Captar eventos associativos é bastante complexo, exige muito da equipe e existem muitos detalhes que fazem a diferença e a Vaniza sabe colocar isso com muita facilidade”, avaliou. “Um aprendizado para o meu trabalho e para minha vida” foi uma das lições aprendidas por Rozana Lima, do Hotel Carimã. “Esse workshop vai contribuir para o meu dia a dia e tudo que eu vivenciei tem um grande valor para mim”, agradeceu.

Na avaliação do gerente de Eventos do Iguassu CVB, Alexandre Jung, o evento foi um estímulo importante aos mantenedores e profissionais. “A nossa estratégia é de impulsionar a captação de eventos associativos em Foz do Iguaçu como congressos, feiras, atividades de incentivo, visitas técnicas, missões empresariais e convenções”, afirma. O workshop ocorreu nos dias 19 e 20 deste mês no Golden Park Internacional e contou com a participação de integrantes do Curitiba Convention & Visitors Bureau e Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau.