Conheça a Itaipu por dentro, no Circuito Especial

A Itaipu é a a maior usina geradora de energia limpa e renovável do planeta e conhecer a sua história, funcionamento e ver de perto toda a sua força nos faz sentir um pontinho no meio dessa grandiosidade!

Vou apresentar para vocês o meu passeio no Circuito Especial, passeio do Turismo Itaipu. Ao chegar no auditório você assiste a um documentário com imagens e fotos da época da construção e tem uma idéia de como o projeto foi gigantesco!

Depois pegamos um ônibus especial que tem sua primeira parada na Estação Mirante Central e Painel do Poty. Visão panorâmica linda da barragem e do vertedouro.

A segunda parada é na Estação Barragem de Concreto que fica no alto da barragem onde encontram-se acomportas de captação de água para as unidades geradoras, com uma visão para o Rio Paraná e o Lago de Itaipu.

A Terceira parada é na Estação Catedral que fica no interior da barragem. Lá podemos ver toda a arquitetura única, côncava, parecida com uma catedral. Vemos também os condutos, aqueles tubos grandes por onde passam até 700 mil litros de água por segundo (metade da vazão das Cataratas do Iguaçu em cada UM dos tubos!!)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A quarta parada é na Estação Edifício da Produção onde vemos os equipamentos que mantêm a usina em operação, também as unidades geradoras. É aqui que observamos o eixo da turbina em atividade!

Quinta parada: Estação Sala de Comando Central – é aqui que vemos as salas de controle e a famosa faixa amarela que separa o Brasil e o Paraguai.

Na sexta parada vemos a Estação Canal de Fuga, onde podemos observar toda aquela água que passou pelas turbinas voltar ao Rio Paraná.

Estação Galeria é a sétima parada, onde você observa vários funcionários andando de bicicleta ou carrinhos elétricos. A sala ou “galeria” é gigante com 1km de comprimento! Lá também você pode ver as tampas das unidades geradoras.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TODOS OS DIAS: 8h30, 9h30, 11h, 13h, 14h30 e 15h30.

 Tempo do passeio: 2h30min
 Idiomas: Português, Inglês e Espanhol

Recomendações do passeio:

  • É obrigatório apresentar documento de identificação com foto (RG ou Passaporte).
  • A idade mínima para esse passeio é de 14 anos.
  • Não é permitido o uso de chinelos, sapatos de salto alto, e shorts ou minissaias durante a visita.
  • Sandálias são permitidas apenas se bem fixadas aos calcanhares, sem saltos e com sola de borracha.
  • Proibido bolsas ou mochilas.
  • O visitante que não se enquadrar nesses critérios não poderá fazer a visita.
  • Para mais informações:  www.turismoitaipu.com.br